AS MENTIRAS QUE OS HONESTOS CONTAM

66371451_854789648238738_323489759844368

SINOPSE

"As Mentiras que os Honestos Contam" é o primeiro projeto de contos de Lodir Negrini, após os romances "É pra Glorificar de Pé!" e "Do Jeito que o Diabo Gosta". Trata-se de uma compilação de textos inéditos, repletos de humor, sobre as mais diversas situações cotidianas com as quais nos deparamos diariamente. O autor selecionou alguns dos textos que escreveu ao longo dos anos, todos com o tema sobre o qual mais gosta de escrever: a vida de pessoas comuns, aqueles que você encontra o tempo todo, com o toque de humor crítico que os leitores já conhecem.

SUMÁRIO

  1. Como Adão e Eva Estragaram Tudo

  2. O Aniversário da Avó

  3. Lave a Louça!

  4. A Empregada Suspeita

  5. Centímetros

  6. Bolsa de Grife

  7. Fotografias

  8. Garota de Programa

  9. Amigos com Benefícios

  10. O Elevador

  11. As Visitas

  12. A Novela da Aranha

  13. Longo Tempo

  14. A Rainha do Posto de Gasolina

  15. Deus e o Julgamento

SOBRE O LIVRO

Como a maioria dos escritores, minhas primeiras tentativas de escrita começaram através de contos. No meu caso, foi aos 14 anos de idade. Naquela época, lembro que muitos autores serviram de inspiração, na maioria contistas de humor que faziam textos rápidos e curtos capazes de reproduzir o cotidiano com veracidade. Descobri a obra de Luís Fernando Veríssimo, Fernando Sabino e mais tarde Nelson Rodrigues. Lembro que um dos primeiros livros que li na vida foi “As Mentiras que os Homens Contam”, que me apresentou o trabalho de Veríssimo, e fez com que eu me tornasse fã de seu estilo único de prosa. Depois, segui com outras publicações dele, como “Comédias para se Ler na Escola” e “Comédias da Vida Privada”. 

 

Desde então, com dezenas de contos escritos e acumulados durante mais de uma década de produção, decidi reuni-los de alguma forma para então lançá-los. Em uma clara referência a Veríssimo, resolvi utilizar a plataforma Wattpad para lançar uma compilação intitulada “As Mentiras que os Honestos Contam”. Os contos, mesmo que inconscientemente durante anos de escrita, trazem mentiras causando controvérsias em situações cotidianas. Decidi que não havia melhor título para reunir os textos através de um único tema.

 

Uma mentira honesta, neste caso, seria aquela que, quando dita, não tem a intenção de ferir, e parece tão leve que nem o próprio mentiroso se dá conta do ludíbrio. Muitas vezes com o propósito de salvar uma relação ou um casamento, ou de simplesmente poupar o autor de um estresse ou conflito desnecessário, a mentira contada por um honesto está mais presente em nossa rotina do que gostaríamos de admitir. 

“As Mentiras que os Honestos Contam”, então, nada mais é do que uma série de textos curtos que tem como intenção entregar o que mais gosto de encontrar em um bom livro: o registro da vida de pessoas comuns, como as que encontramos pela rua, com as quais você pode se identificar. Nessas histórias, casais, pais, filhos, trabalhadores, estudantes, jovens e idosos se encontram em contextos comuns, mostrando aos leitores que esses cenários, e essas mentiras honestas, podem ser mais habituais e divertidas do que imaginamos. 

 

No Wattpad, comecei a lançar os contos aos poucos, com cerca de um novo por mês, chegando a dez mil leituras em 2019, e atingindo diversas vezes o primeiro lugar nas categorias de “humor”, “contos”, “histórias” e “ficção”. 

 

Todos os quinze contos de “As Mentiras que os Honestos Contam” estão disponíveis para leitura gratuita no Wattpad.  

©2019 by lodirnegrini. Proudly created with Wix.com